BTL

Luis de Matos - Thursday, March 08, 2012 - Comentários (0)

Durante 5 dias, de 29 de Fevereiro a 4 de Março, a Feira Internacional de Turismo voltou a acontecer em Lisboa. Anualmente, e depois de 23 edições, a BTL é o espaço partilhado pelos profissionais do turismo, na procura da melhor divulgação e na busca de novas ofertas, tratando-se do maior evento do sector turístico realizado em Portugal. Ali podemos encontrar municípios e regiões que alinham argumentos no sentido de se tornarem na escolha ideal para as próximas férias, o próximo fim de semana romântico, a próxima excursão da família ou o local perfeito para a realização de um grande evento ou congresso.

Coimbra apresentou-se com grande dinâmica e o espaço da nossa cidade na BTL registou um interesse absolutamente acima da média. O Vereador Luís Providência, Presidente do Conselho de Administração da Turismo de Coimbra, preparou, com a sua equipa, quatro longos dias em que uns quantos metros quadrados da FIL se transformaram numa verdadeira sala de visitas da Cidade de Coimbra. Celebrou-se a candidatura da Universidade a Património Mundial da UNESCO e falou-se da vontade de que Coimbra venha a ser a próxima cidade portuguesa capital da cultura. Divulgou-se a vinda de Madonna ao Estádio Cidade de Coimbra e foi anunciado o Eurogym 2012, no qual participarão cinco mil ginastas de todo o mundo.

Muito para além das habituais brochuras e panfletos, o espaço de Coimbra na BTL teve como principal atractivo a visita de inúmeras personalidades, locais e nacionais, que subscreveram e apoiaram as várias iniciativas que, a curto prazo, poderão certamente contribuir para que a centralidade de Coimbra possa tornar-se mais eficaz na captação de turismo e visibilidade a nível nacional e internacional. O Piloto Ricardo Leal dos Santos, com um percurso desportivo verdadeiramente singular, esteve presente com a réplica do carro com que participou no Dakar 2012.

Domingo à tarde, ultimo dia da BTL, fui eu a ter o privilégio de viver o espírito de Coimbra na Feira Internacional de Turismo. Fi-lo de forma partilhada com o mundo. Durante a semana, através das redes sociais, fui anunciado uma transmissão em directo a partir da BTL. Chegadas a 16 horas, e durante 60 minutos, foi altura de informalmente conversar com Luis Providência que, na primeira pessoa, partilhou o espírito, a missão e os pontos altos do Turismo de Coimbra para o corrente ano. A nossa conversa foi vista e ouvida por centenas de pesssoas através da internet, quer no portal Bambuser quer no Facebook. Participaram, ainda, o piloto Ricardo Leal, que nos falou do simbólico apoio de Coimbra à sua participação no Dakar e partilhou histórias e visões de bastidores que habitualmente não chegam a vir a público. Um dos pontos altos da presença “virtual” do stand de Coimbra na internet, e que muito gosto me deu conduzir, foi a participação de Rascão Marques, Presidente da Federação Portuguesa de Remo, eterno apaixonado de Coimbra, de visita ao stand naquela tarde de Domingo.

Também todos e cada um de nós podemos, diariamente, fazer com que Coimbra seja cada vez mais um pólo de atracção turística. Para isso, basta que a tentemos conhecer melhor, viver mais intensamente e, naturalmente, partilhar com orgulho tudo e tanto que ela pode oferecer a quem a visita.

“Via internet, o stand de Coimbra foi para além das paredes físicas da BTL…”

Comentários (0)
Post has no comments.
Deixe um comentário




Captcha Image