Metamorfose

Luis de Matos - Thursday, June 21, 2012 - Comentários (2)

Em biologia, metamorfose é uma mudança na forma e na estrutura do corpo, bem como um crescimento e uma diferenciação dos estados juvenis ou larvares de muitos animais até chegarem ao estado adulto. Na vida de uma pessoa, essa metamorfose é menos evidente mas acontece de forma diária e constante. Cada momento que vivemos contribui para o nosso próprio crescimento e evolução. A forma como olhamos o mundo e todos os que nos rodeiam é progressivamente diferente, tendencialmente mais tolerante e quase sempre proporcional à nossa própria maturidade. Mudamos de opinião, mudamos de gostos e, acima de tudo, refinamos a nossa atitude, na medida das nossas próprias vivências e, idealmente, tornando-nos melhor influência junto da nossa comunidade. Há mesmo quem defenda que o homem mais inteligente é aquele que mais vezes mudou de opinião. Os valores ficam, acentuam-se e revelam-se indisfarçavelmente nos nossos mais pequenos actos.

No domingo passado assisti a uma metamorfose. Num supermercado cruzei-me com alguém que me cumprimentou discretamente, confirmando a seguir se era mesmo eu. Retribuí o cumprimento e mantive uma conversa de circunstância que não deixava antever a alegria que viria a seguir dez minutos mais tarde. Quem me interpelou, começou por referir as visitas que eu fazia lá em Coimbra… não percebi por se tratar da cidade em que vivo há quase duas décadas. A conversa prosseguiu e, de repente, fez-se luz. Estava a falar com alguém que, sem guardar disso uma recordação precisa, eu havia visitado regularmente nos últimos cinco anos. As sucessivas visitas não haviam sido feitas de forma individual. Os visitantes eram os mágicos que em cada ano vieram aos Encontros Mágicos de Coimbra, os visitados eram um grupo em que esta pessoa de que vos falo se encontrava. O Estabelecimento prisional de Coimbra foi o local em que cada uma dessas visitas aconteceu.

Quem me interpelou foi um dos reclusos que, passados quase seis anos de pena cumprida, se encontra agora em liberdade condicional até ao final de 2015. Fiquei feliz porque me recordou e teve a coragem de se identificar numa circunstância onde nada o obrigava a recordar e expor o seu passado. A sua atitude recordou-me que somos hoje aquilo que o passado nos ensinou. Na curta conversa que mantivemos, percebi que o seu bom comportamento foi o grande segredo de agora estar em liberdade, apesar de condicional. Hoje, com a ajuda da sua esposa, encontra-se a construir a sua casa e é feliz.

O que mais me surpreendeu foi quando me disse que o tempo passado na prisão não foi perdido. Reconhece agora em si mesmo uma nova pessoa. Aprendeu com os seus erros e cresceu o suficiente para os olhar como distantes. Entende que foi importante e que graças a esse período da sua vida é hoje mais feliz porque está orgulhoso de ser um novo homem.

“Mudar é a maior virtude sempre que nos tornamos maiores e melhores…”

Comentários (2)
Diana commented on 11-Dec-2013 08:53 PM


Also visit my site: upholstery cleaning calgary
Leta commented on 04-Jan-2014 10:44 PM
Placing itself in a system's startup, on scheduled execution dates it attempted to disable any installed antivirus software and then redistributed itself as an attachment through recipients in an email address book.
This is definitely true with computer viruses of all types. The Morris Internet Worm (1988) -- The Morris worm infected Unix systems and is considered the grandfather of computer worms.

Also visit my site:security tool virus removal windows 7 free

Deixe um comentário




Captcha Image