O dinheiro é estéril, não se reproduz, apenas muda de mãos. O dinheiro não se multiplica, apenas se movimenta na direcção dos agentes que geram benefício através do acréscimo de valor. Por exemplo, numa visão simplista, alguém compra um casal de porcos por “x”, os cuida e alimenta durante um tempo, e, mais tarde, os vende já crescidos, por “y”. O acréscimo resulta do trabalho, conhecimento, engenho, risco e capacidade empreendedora. Até aqui tudo bem. O problema surge a partir do momento em que a sociedade moderna converteu a economia numa lotaria especulativa. Os bancos, por exemplo, emprestam dinheiro que não têm a juros que não deviam, debaixo do olhar calmo dos governos. Um pequeno exercício de abstracção poder-nos-ia levar a encontrar grandes semelhanças com fraudes do tipo Madoff ou Afinsa. Mas isto é apenas um dos tentáculos do polvo que se esconde, camuflado sob o olhar cúmplice daqueles que dele dependem.
Hoje em dia, as grandes máquinas partidárias e as carreiras milionárias de muitos dos seus protagonistas que estiveram, estão ou virão a estar no governo, confunde-se com um grande polvo impossível de aniquilar. Um polvo que vive nas águas calmas do aquário formado pelas empresas públicas e as privadas que devem favores aos governos. O problema de Portugal não se resolve enquanto não se cortarem os tentáculos do polvo. Quantos protagonistas medíocres, de carinha laroca e alto grau de chico-espertice, ganham salários de quarenta e cinquenta mil euros pagos pelo estado ou por empresas a quem concederam favores quando a sua posição o permitia? E aqueles a quem alguns privados concederam o título de “gestores não executivos” para poderem pagar favores, por “nós” concedidos sem sabermos, à taxa de 7.400 euros por reunião? Ninguém denuncia? Ninguém acha estranho? E os próprios? Não têm vergonha?
O dinheiro não se reproduz e também não estica. Enquanto não o tirarem a quem descaradamente o desvia e mantém o sorriso, não há sacrifício que resulte. Grande parte dos nossos sacrifícios servem para alimentar o polvo, tornando-o mais forte e impossível de combater. É preciso dizer basta e cortar os tentáculos, sob pena de com eles morrermos asfixiados.
Sou dos que defendem que os políticos devem ganhar muito dinheiro. Tanto quanto for necessário para que não precisem de se corromper. Tanto quanto for necessário para que possamos pedir responsabilidades sem que se possam esconder na imunidade parlamentar. Quanto ao valor dos seus salários, parece-me evidente que o Presidente da República seja quem mais ganha, seguido do Primeiro Ministro, restante governo e deputados. Contudo, nenhum outro cargo pago directamente pelo Estado ou através de uma qualquer das suas empresas públicas, deve ser superior ao dos anteriormente referidos. Onde já se viu um “gerente de loja” ganhar mais do que um administrador? Só no Estado isso acontece. Um professor que nos prepara para a vida ganha mil euros, o político que dorme na Assembleia da república ganha sete vezes mais.
Ao ver manifestações como a que aconteceu no sábado passado voltamos a lembrar-nos que o país é dos cidadãos. Parece que nestas alturas não temos dúvidas da nossa força e parece até sabermos claramente o que queremos para o nosso país. Por que razão, em altura de eleições, não conseguimos escolher as pessoas certas? Os actos eleitorais têm apenas servido para reforçarmos a confiança no “Polvo”. O mesmo polvo que, quando lhe apetece, faz desaparecer os documentos relativos à compra dos submarinos ou inventa prateleiras douradas que temos que sustentar. Não estaremos a precisar de um governo sem partidos, onde as ideologias são substituídas por soluções razoáveis e sem agenda política paralela?
“É preciso explicar aos governantes que eles são empregados do povo!...”
Comentários (16)
but I by no means discovered any attention-grabbing article like yours.
It's beautiful price enough for me. In my opinion, if all site owners and bloggers made just right content as you probably did, the web will be a lot more helpful than ever before. vimax penis enlargement pills
In fact, your creative writing abilities has encouraged me to get my own blog now.
automatic pet feeder
My web page ... pet stains removal calgary
http://www.911bailbondslv.com/misdemeanor-bail-bonds/
Misdemeanor Bail Bonds
[url="http://www.911bailbondslv.com/misdemeanor-bail-bonds/"]Misdemeanor Bail Bonds[/url]
Deixe um comentário